top of page

Rituais de passagem

  • Foto do escritor: marcelafsmoraes
    marcelafsmoraes
  • 22 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Na semana passada uma matéria me chamou atenção, falava sobre os impactos que a não realização de velórios poderia trazer, para a dificuldade de elaboração dos lutos nesse momento da pandemia.

.

Não são só os velórios por mortes por covid-19 que estão suspensos, são todos os velórios.

.

Isso me fez pensar sobre a importância dos rituais de passagem e o impacto que a falta deles nos trará na pandemia e pós-pandemia.

.

Perguntei nos stories e a maioria das pessoas responderam não saber o que seriam rituais de passagem.

.

O ser humano ao longo de toda sua existência utilizou esses “rituais” para marcar passagens de sua vida. Alguns exemplos de rituais de passagem são: velórios, aniversários, casamentos. Nem sempre o ritual é uma comemoração, mas sempre tem a função de ajudar na elaboração dos sentimentos gerados com aquela nova fase que vamos precisar viver.

.

Esses rituais podem ter influências sociais, culturais e religiosas, já que esses aspectos variam de grupos para grupos, países para países, comunidades para comunidades.

.

A verdade é que os profissionais de saúde mental tem chamado muito a atenção para esses impactos e sobre o quanto os velórios, por exemplo, podem fazer falta psicologicamente na despedida daquele ente querido, podendo ocasionar o aumento de lutos patológicos e até quadros de transtornos mentais em maior escala.

.

Vou deixar nos stories sugestões de explicações sobre esses impactos e também sobre o luto trazido nessa época atual, já que estamos enfrentando perdas de diversos níveis.

.

Algumas religiões tem aderido a rituais de velórios por vídeo conferência em homenagem às pessoas que partiram. Acredito que adaptações possam amenizar essas faltas, mas realmente dificilmente substituiremos o acalento que é recebido pelo contato humano.

.

Lembrando que sempre que um processo de perda ou luto é vivenciado, não precisamos enfrentá-lo sozinhos, você pode procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Psicólogo e psiquiatra.

.

Marcela F S Moraes

Psicóloga - CRP 06/124762

Contato: (17) 99979-2938


 
 
 

Comentários


17 99979-2938

©2020 por Marcela F. S. Moraes - Psicológa CRP:06/124762. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page