top of page

Não é não

  • Foto do escritor: marcelafsmoraes
    marcelafsmoraes
  • 15 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura


Há alguns dias eu estava assistindo ao episódio 7 da primeira temporada de Sex Education e fiquei refletindo.

.

Apesar de ser um seriado adolescente, trata de questões para todos os públicos. Principalmente se levarmos em conta que educação sexual ainda é um tabu.

.

Neste episódio em específico, um adolescente está tentando conquistar uma garota que já lhe falou em alto e bom som diversos NÃOS.

.

Quando ele vai conversar com Otis (que faz o papel de um adolescente conselheiro sexual), ele quer saber o que precisa para convencê-la a lhe falar um sim.

.

Otis deixa claro para ele que NÃO significa NÃO, mas o garoto o questiona e pergunta: mas e se significar um sim?

.

Pois é desse ponto que quero começar;

.

Com frequência analiso esse tipo de fala e comportamento no consultório, principalmente nos relacionamentos amorosos.

.

As pessoas falam NÃO e o outro (que deseja muito ouvir um sim) insiste ardentemente para transformar um NÃO em pelo menos um TALVEZ, para quem sabe um dia virar um SIM.

.

Existem alguns possíveis motivos para isso acontecer, mas quero salientar dois pontos:

.

Em primeiro lugar a comunicação;

.

Por que será que nós temos tanta dificuldade em comunicar ao outro o que sentimos e também em entendermos o que o outro está nos dizendo? Será que falamos ao outro, apenas o que é mais fácil dizer? Não sei ser assertivo e quando alguém me comunica algo eu também modifico as mensagens que recebo?

.

Em segundo lugar, dificuldade em lidar com frustrações;

.

Por que temos tanta dificuldade em ouvir e aceitar um NÃO? Ouvimos muitos nãos ao longo da vida e por isso criamos estratégias para convencer as pessoas a nos falarem mais sim? Ou será que nunca ouvir não e ouvir sim com facilidade também poderia gerar essa distorção?

.

Existem outras possibilidades para que isso aconteça, mas se isso acontece com você, independente de qual lado você esteja - o que não consegue falar ou que não consegue ouvir o não - existem formas para lidar com isso.

.

O psicólogo faz um levantamento do histórico de vida de cada pessoa atendida, para então poder ajudá-la a entender onde estão suas dificuldades e como lidar com elas! .

Marcela F S Moraes

Psicóloga CRP 06/124762



 
 
 

Comentários


17 99979-2938

©2020 por Marcela F. S. Moraes - Psicológa CRP:06/124762. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page