Isolamento Afetivo
- marcelafsmoraes

- 15 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Nesta semana falei sobre medo da intimidade, em continuação ao mesmo assunto, hoje gostaria de trazer reflexões sobre o isolamento afetivo.
.
Um dos desdobramentos do medo da intimidade, a longo prazo, também pode ser o isolamento afetivo.
.
Percebo em minha prática clínica, como algumas pessoas se isolam, por medo de estabelecer um vínculo, pois isso também exigiria intimidade.
.
A autora Iara L. C. Anton em seu livro A Escolha do Cônjuge aborda o assunto da seguinte maneira:
.
“O isolamento é uma atitude interna, que não necessariamente impede o convívio, mas faz barreiras, às vezes intransponíveis, às relações mais intimas. Há uma fortíssima necessidade de se proteger e, para satisfazê-la, o indivíduo limita suas ambições afetivas, evita se expor e crias laços. (...) Suas tendências afetivas geralmente se expressam e se realizam por meio de alguma habilidade artística, do interesse por plantas e por animais, ou de atividades filantrópicas, nas quais restringe os riscos de intimidade e de apego”.
.
Nessas situações, muitas vezes vemos pessoas que desejam um relacionamento com vínculo verdadeiro, mas por razões e de modo inconsciente, elas acabam desfazendo o que construíram ou até se relacionando com pessoas que não querem se vincular.
.
Ainda segundo Iara “o isolado procura compensar sua solidão por meio de fantasias, nas quais marca presença um parceiro ideal, com quem ele trava uma relação fantástica, destituída de problemas, ou com frustrações rápida e magicamente resolvidas.”
.
Como a psicóloga pode ajudar nesses casos?
Se a pessoa não consegue estabelecer nenhuma relação, não consegue fazer vínculo, a psicoterapia individual poderá ajudá-la, principalmente a identificar o que está levando-a ao isolamento afetivo e como poderá melhorar a queixa.
.
Se o indivíduo conseguiu estabelecer um relacionamento, mas essas questões estiverem atrapalhando a relação, existe também a possibilidade da psicoterapia de casal. Mas neste caso será avaliado se é adequada uma terapia para o casal ou individual (um deles ou ambos).
.
Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos.
.
Marcela Franciele da Silva de Moraes
Psicóloga - CRP 06/124762
Contato: (17) 99979-2938






Comentários